A importância dos enfermeiros contra a covid-19

A importância dos enfermeiros na atuação contra a covid-19

8 · dezembro · 2020   |  em Enfermagem

O ano de 2020 tem reforçado mais uma vez na linha do tempo da história da humanidade a importância dos profissionais de saúde para a sociedade. Diante da pandemia de coronavírus que já gerou mais de 1 milhão de mortes pelo mundo, os enfermeiros exercem papel fundamental na linha de frente, seja nos hospitais, nos cuidados domiciliares ou nas lideranças e gestões.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermagem já era considerada a profissão do ano mesmo antes do surto da covid-19. Com a chegada da doença em proporções globais, esses profissionais foram essenciais nas etapas de detecção, prevenção e contenção do coronavírus.

Além disso, a coragem e o compromisso dos enfermeiros também se tornou destaque e referência nos tempos difíceis, pois a vontade de salvar e ajudar o próximo superou o medo dos riscos de exposição ao vírus dentro da classe. Com o aumento explosivo da demanda por profissionais da enfermagem e diante das transformações sociais, comportamentais e culturais que a pandemia de covid-19 trará a médio e longo prazo, o interesse pela carreira também tem crescido entre os estudantes.

O papel crucial dos enfermeiros na atuação contra o coronavírus

Em nota oficial sobre a pandemia de coronavírus, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) destacou a importância e o impacto da atuação dos enfermeiros no combate a doença. De acordo com o órgão, os profissionais da área de enfermagem são fundamentais para detectar os pacientes infectados e avaliar os casos suspeitos, através da coleta de material para os exames e inspeção de sintomas e situação dos avaliados.

Detectar os casos positivos e cuidar com cautela dos suspeitos é de grande efeito para a conter a disseminação do vírus, além de ajudar na visualização da situação de cada região em relação ao número de casos e mortes. Mas a ação desses profissionais não se detém apenas ao contato inicial, o Cofen reforça que os enfermeiros também são necessários nos acompanhamentos 24 horas dos pacientes.

Além do apoio em relação a saúde física e cuidados médicos, os enfermeiros tem sido verdadeiros heróis e companheiros para aqueles que precisam ficar afastados de seus familiares para enfrentar a doença sozinhos.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, essa área da saúde compõe o maior número de profissionais da saúde. Pela versatilidade e pelos conhecimentos técnicos desses profissionais, os enfermeiros são protagonistas no combate a transmissão da covid-19.

Expectativas para a carreira no pós-pandemia

Segundo um levantamento divulgado pela BBC News, o mês de março de 2020 registrou um aumento de 397% nas vagas para enfermeiros em relação ao mesmo período do ano de 2019. Para profissionais especializados, como enfermeiros para UTI, o crescimento foi ainda mais significativo, de 718% a mais do que o mesmo período de 2019.

Em entrevista publicada pelo portal da BBC, a presidente da Coren-SP, Renata Pietro, afirmou que esse aumento nas demandas e nos pedidos de registro de profissionais já era esperado dado o cenário da pandemia de coronavírus. Ainda de acordo com Renata, o mercado tem grande necessidade de enfermeiros e o momento é ideal para quem busca oportunidades, pois muitos contratantes estão dispensando requisitos burocráticos que faziam parte das seleções pré-pandemia.

Na declaração da OMS antes da pandemia que classificou a enfermagem como profissão de 2020, os especialistas do órgão afirmaram que o mundo precisa de mais de 9 milhões de enfermeiros só para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Se a necessidade já era expressiva em um mundo normal, no cenário pós-pandemia a busca por esses profissionais será ainda mais valorizada.

Tempo de oportunidades

Por se tratar de um problema global, a pandemia de coronavírus ressaltou a necessidade de enfermeiros não só no Brasil, mas em todos os outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a crise por novos profissionais da enfermagem já era realidade antes do surto da covid-19 surgir.

Diante das possibilidades de carreira, remuneração em dólar e valorização do profissional nos EUA, estudantes e enfermeiros brasileiros podem estar diante de uma oportunidade valiosa para dar uma guinada em sua vida profissional. Se você faz parte dos enfermeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos e construir uma carreira sólida no exterior, contar com parceiros como a ACP Brasil é uma das melhores estratégias para aumentar as chances de conseguir e encaixar no mercado internacional com êxito.

Quer saber mais sobre como a ACP Brasil pode te ajudar a trabalhar como enfermeiro nos EUA? Então confira agora mesmo nossas dicas!

Ebook tudo o que você precisa saber para se tornar enfermeiro nos Estados Unidos

comments powered by Disqus