Visto EB-3

O que é e como funciona

24 · agosto · 2019   |  em eua

Se você é enfermeiro e está em busca de maiores informações sobre como atuar nos EUA, conhecer melhor sobre os tipos de visto é essencial. O visto EB-3 é um meio comum e prático para os profissionais da saúde conseguirem a liberação e o tão almejado Green Card.

De modo geral, esse tipo de visto dá direito à residência permanente para trabalhadores qualificados, profissionais ou trabalhadores não qualificados. As especificações desse modelo de petição podem facilitar muito a entrada dos enfermeiros nos Estados Unidos, quando comparadas às demais categorias.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o visto EB-3, preparamos esta matéria especial e direta sobre as qualificações, processos e pessoas que podem ser incluídas na titularidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

O que é o visto EB-3?

Dentre todas as categorias e subcategorias de petição de visto para imigrantes nos Estados Unidos a terceira dentro da área de empregos é a EB-3. Esse visto pode ser usado por profissionais que sejam qualificados dentro das exigências para trabalhadores estrangeiros.

As profissões em geral envolvem processos longos para a concessão desse tipo de Green Card, que podem durar até 1 ano. Além disso, é necessário que o processo de contratação seja assumido por uma empresa antes da solicitação, o sponsor (empregador).

Ou seja, os enfermeiros precisarão que uma empresa nos EUA atue como sponsor para que seja possível a concessão de um visto de trabalho. No entanto, somente após a conquista do visto permanente é que ele será oficialmente contratado.

Para entender melhor sobre a necessidade de um sponsor, basta imaginar que alguma empresa dos Estados Unidos precise tanto do seu trabalho, que viabilizará a sua ida permanente para o país.

Vale lembrar que o visto é permanente e após cumprimento do contrato inicial com o sponsor o profissional pode tanto continuar na mesma empresa como também buscar outras oportunidades sem perder o Green Card.

Quais as qualificações para conseguir esse visto?

Uma das características mais atrativas dentro do visto EB-3 está em sua maior simplicidade em relação aos outros modelos de visto. Os requisitos dentro dessa terceira categoria de emprego são menos exigentes do que os praticados na primeira e segunda.

No entanto, ainda assim há algumas restrições importantes e o processo de aprovação tende a ser mais demorado do que nas outras petições. As exigências para o visto EB-3 são divididas em 3 categorias:

Trabalhador qualificado

Nesse caso, é preciso ter pelo menos 2 anos de experiência profissional ou treinamento em sua área específica. Além disso, será preciso passar por um processo de Certificação de Trabalho (PERM).

O PERM serve para que a empresa comprove que não há trabalhadores qualificados e disponíveis para o cargo nos Estados Unidos. E, por isso, estão requisitando você no país.

Profissionais

Para ser aprovado como profissional, é preciso ter um grau de bacharelado ou equivalente estrangeiro.

Trabalhador não qualificado ou “outros”

Essa alternativa de petição dentro do visto EB-3 engloba os trabalhos que podem ser realizados sem uma experiência de 2 anos. Porém, não inclui trabalhos que são temporários ou sazonais.

PERM – Processo de Certificação de Trabalho

Como citamos acima, o PERM servirá para demonstrar, no caso de uma contratação prévia para a entrada da petição, que não há profissionais qualificados para o cargo disponíveis nos EUA.

Para isso, a empresa solicitante deverá cumprir uma série de requisitos. Dentre eles, alguns como determinação de salário, anúncio da vaga e realizar processos de recrutamento.

Quem pode participar dessa titularidade?

Ao conquistar o seu visto EB-3, algumas pessoas poderão participar deste direito à permanência nos EUA, são elas:

  • Cônjuge, que será admitido em E34 (para trabalhador qualificado ou profissional) ou EW4 (para outro trabalhador);
  • Filhos menores de 21 anos, que serão admitidos em E35 (para trabalhador qualificado ou profissional) ou EW5 (para outro trabalhador).

Durante o processo de solicitação de Green Card para o cônjuge, será possível realizar juntamente a petição para o EAD, que permitirá com que ele trabalhe nesse período.

Esperamos que essas informações tenham esclarecido suas dúvidas sobre o visto EB-3 para profissionais, trabalhadores qualificados e não qualificados.

E para continuar por dentro de dicas e informações importantes para atuar como enfermeiro nos EUA, continue acompanhando o nosso blog!

Ebook tudo o que você precisa saber para se tornar enfermeiro nos Estados Unidos

comments powered by Disqus