Tire as suas dúvidas sobre State Boards of Nursing

Entenda o papel dos State Boards of Nursing para trabalhar como enfermeiro nos EUA.

4 · setembro · 2018   |  em Enfermagem, EUA

Se você é enfermeiro e tem interesse em migrar para os Estados Unidos exercendo a sua profissão, já deve saber que precisa passar por uma série de etapas, como prestar o exame NCLEX e ter um sponsor adequado. Antes disso, no entanto, é preciso saber um pouco mais sobre o State Board of Nursing. Mas afinal o que são State Board of Nursing?

Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que os enfermeiros que desejam atuar nos Estados Unidos têm sobre  os boards. Continue conosco e saiba mais sobre a importância de contatar essas instituições antes de migrar para o país americano.

O que é State Board of Nursing?

Em tradução literal para a língua portuguesa, State Board of Nursing significa “Conselho Estadual de Enfermagem”. Tratam-se, portanto, de órgãos que regulamentam a profissão de enfermeiro nos estados americanos.

Os States Board of Nursing têm nos Estados Unidos um papel similar ao que os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) têm no Brasil. Assim, esses órgãos tem a função de fiscalizar e garantir a prática segura do exercício da enfermagem.

Mas também, diferente do Coren no Brasil, cada Board of Nursing estabelece seus critérios para emitir a licença ao enfermeiro graduado nos Estados Unidos ou em outro país para que ele possa atuar como profissional habilitado no Estado que desejar.

De maneira geral, portanto, podemos dizer que os States Board of Nursing são organizações sem fins lucrativos que atuam em questões de interesse e preocupação comuns que afetam a saúde pública, a segurança e o bem-estar, incluindo também a classificação da atividade de enfermagem em diversos tipos, bem como a emissão e renovação da licença dos profissionais da enfermagem.

Quais são os tipos de enfermeiros existentes nos EUA?

Assim como no Brasil existem diferenças para as atividades e funções exercidas pelo enfermeiro e pelo técnico e auxiliar de enfermagem, o mesmo ocorre nos EUA. Desse modo, os States Board of Nursing também fazem a regulamentação dos diferentes níveis da profissão.

Abaixo mencionamos as principais classes dos profissionais que atuam na enfermagem nos Estados Unidos:

CNA (Certified Nurse Assistant)

Esse profissional atua como assistente de enfermagem e auxilia os médicos e enfermeiros com tarefas básicas em um hospital, como limpar e desinfetar as ferramentas de trabalho, ajudar os pacientes com sua alimentação e higiene pessoal etc. Trata-se de uma atividade que, no Brasil, poderia se equivaler ao auxiliar de enfermagem.

LPN (Licenced Practice Nurse)

Os LPNs são profissionais que podem realizar atividades um pouco mais complexas como prestar primeiros socorros, administrar medicamentos, fazer análises de laboratórios etc. É uma função que, em nosso país, poderia ser considerada do técnico em enfermagem.

RN (Registered Nurse)

Os RN, por sua vez, são os enfermeiros propriamente ditos, que precisam ter diploma com o título de bacharel em enfermagem e obter uma série de certificações para desenvolver atividades como administração de equipes de enfermagem, cuidados com pacientes em uniade de terapia intensiva (UTI), auxílio aos médicos em cirurgias, entre outras funções.

Vale ressaltar que fizemos uma comparação superficial das categorias dos profissionais da enfermagem, mas que mudanças importantes de atividades realizadas por tais categorias tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos podem ser muito significativas exigindo uma leitura mais ampla.

Como fazer para atuar como enfermeiro nos EUA?

Se você é enfermeiro formado em uma instituição de ensino superior  brasileira e já exerceu essa atividade em nosso país, pode migrar para os EUA e atuar como um RN. Para isso, no entanto, é preciso atingir  uma série de requisitos.

O primeiro passo quanto ao State Board of Nursing  é conhecer as exigências do Board do Estado em que você deseja trabalhar faz quanto ao enfermeiro estrangeiro. No caso do board do estado da Georgia, por exemplo, algumas das exigências são comprovar proficiência do idioma inglês através do exame TOEFL e fazer o licenciamento por exame internacional NCLEX, entre outras.

O NCLEX é uma prova que tem como objetivo avaliar o conhecimento, as habilidades e capacidades essenciais necessárias para o Registered Nurse na promoção, manutenção e restauração da saúde do paciente/cliente. Para saber mais sobre o NCLEX confira esse outro post.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre o papel que os States Board of Nursing tem no processo de se tornar um enfermeiro nos EUA? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você.

Lembre-se que nós da ACP Brasil temos a expertise necessária para ajudá-lo nesse sentido. Conte conosco para o sucesso de seu processo migratório.

Ebook tudo o que você precisa saber para se tornar enfermeiro nos Estados Unidos

comments powered by Disqus