O que é e como me preparar para o TOEFL?

Confira esse artigo super completo e tire as suas dúvidas sobre o exame TOEFL.

10 · agosto · 2018   |  em Conhecimento, Inglês, Mercado

“O que é e como me preparar para o TOEFL?” Essa é uma pergunta feita por muitos enfermeiros que desejam atuar nos Estados Unidos, uma vez que o teste TOEFL é um pré-requisito básico para isso.

O exame, além do domínio do idioma inglês, também exige que o candidato tenha certa familiaridade com o conteúdo e o formato da prova. É esse o motivo de o teste causar tanto medo e ansiedade em quem pretende prestá-lo.

A partir dessa constatação, desenvolvemos este post, que tem o objetivo de esclarecer dúvidas comuns sobre esse exame, para que você tenha sempre uma resposta na ponta da língua quando se perguntar “O que é e como me preparar para o TOEFL?”. Continue a leitura e fique bem informado.

O que é o TOEFL?

Sigla para Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em português, o TOEFL é uma prova que serve para comprovar que uma pessoa tem o conhecimento pleno da língua inglesa. Ao passar nesse exame, o candidato poderá trabalhar ou estudar nos Estados Unidos, pois terá demonstrado que tem domínio do idioma americano.

De acordo com a escola de inglês Wizard, o TOEFL é reconhecido mundialmente, por todas as empresas ou universidades dos países que falam a língua inglesa. Por isso, esse é o teste mais indicado para enfermeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos.

Quais são os tipos de prova do TOEFL?

Existem quatro diferentes tipos de prova TOEFL, mas somente uma delas é recomendada para quem pretende exercer suas atividades profissionais ou acadêmicas nos Estados Unidos.

Entenda quais são os quatro tipos de prova do TOEFL:

  • Primary Test e  Junior Test: são testes aplicados para crianças com idades entre 8 e 11 anos de idade, cujo objetivo é acompanhar o nível de aprendizado do inglês;
  • ITP (Institutional Testing Program): essa modalidade serve para medir o nível de inglês do candidato, mensurando o nível de conhecimento de escrita e fala no idioma;
  • IBT (Internet Based Test): essa é a principal modalidade do exame e a que você precisa prestar para trabalhar nos EUA. Ele aplica questões para verificar se o candidato é ou não fluente na língua inglesa. Embora seja feito pela internet, ele precisa ser feito em um centro autorizado.

Como me preparar para o exame TOEFL?

Veja, a seguir, um passo a passo para que você saiba como se preparar para prestar o exame TOEFL. Também é importante utilizar guias preparatórios e fazer testes simulados para verificar o seu preparo para a prova.

Faça a inscrição

A inscrição para o TOEFL pode ser feita via correio, telefone, pessoalmente ou pelo site oficial do exame. O valor pago para prestar o exame é de cerca de US$ 250,00. A prova é realizada mais de 50 vezes por ano no Brasil, nas principais cidades do Brasil.

Conheça o conteúdo que será abordado

O exame TOEFL IBT é dividido em quatro módulos: reading, listening, speaking e writing. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas.

Reading

Analisa se o candidato consegue compreender textos em inglês. Para isso, é preciso fazer a leitura de cerca de quatro textos e responder questões interpretativas sobre eles.

Listening

Nessa etapa o candidato deverá ouvir perguntas verbalmente e formular respostas para elas e responder questionamentos referentes a este texto no formato de questões de múltiplas escolhas. O objetivo é compreender se a pessoa consegue entender bem o inglês falado por um nativo.

Speaking

Com a intenção de avaliar a capacidade de falar em inglês, são disponibilizados gravadores aos candidatos, que precisam responder questionamentos feitos em inglês.

Writing

Para mensurar a capacidade de escrita do candidato, é necessário que ele redija duas redações, com cerca de 300 palavras cada uma, no idioma inglês.

Qual é a duração e validade do TOEFL?

Todas as etapas do TOEFL devem ser cumpridas em até quatro horas. Já o resultado, é divulgado no site oficial, entre 10 e 13 dias após a realização. O teste tem validade de 2 anos após a data de sua realização.

Como funciona a pontuação do TOEFL?

Cada uma das quatro etapas do TOEFL vale 30 pontos, sendo que é possível somar até 120 pontos. Não existe, no entanto, a possibilidade de reprovar no exame, pois ele mensura o seu grau de conhecimento na língua inglesa.

Para ser considerado fluente no idioma inglês, o candidato deverá ter a sua nota entre 110 e 120 pontos. Caso não atinja esse nível, é possível estudar mais e refazer o exame em outras oportunidades. Entre uma prova e outra é preciso aguardar apenas 12 dias.

E então, conseguiu encontrar a resposta para a pergunta “O que é e como me preparar para o TOEFL?”. Esperamos que sim!

Como você também deve saber, além de ter domínio na língua inglesa, para ser enfermeiro nos EUA é preciso validar o seu diploma. Por isso, recomendamos a leitura do artigo “Processo de validação do diploma de enfermeiro dos Estados Unidos”. Não deixe de conferir!

Ebook tudo o que você precisa saber para se tornar enfermeiro nos Estados Unidos

comments powered by Disqus